Consulta em Medicina Fetal: Consiste numa consulta individualizada que visa o diagnostico, parecer e/ou acompanhamento das gestantes e fetos com desvios da normalidade, assim como também pode ter como objetivo reavaliar achados ecográficos (realizados em outros serviços), suas prováveis etiologias, prognósticos e tratamentos.

O objetivo é esclarecer dúvidas e fornecer ao casal informações relativas aos riscos da gestação em curso (devido à idade materna, história familiar, ou patologia fetal) e dos procedimentos invasivos que eventualmente venham a ser oferecidos, bem como seus riscos e benefícios. Este espaço permite que o casal possa decidir de forma consciente e orientada sobre a gestação atual, e por vezes até mesmo sobre seu futuro reprodutivo.

Idealmente, a consulta deve ser agendada, nas seguintes situações: Antes de procedimentos invasivos; Casais com antecedentes pessoais de doença congênita; Casais com antecedentes obstétricos de doença congênita; História familiar de doença congênita; Testes de screnning positivo para anomalias cromossômicas (como translucência nucal alterada), Achado de malformação em ultrassonografia obstétrica; Planejamento propedêutico no início de uma gestação de alto risco.

A consulta de Medicina fetal inicia com avaliação do binômio mãe-feto através de uma entrevista (anamnese) minuciosa da gestante, buscando identificar se a gestação é de baixo ou alto risco, direcionando um adequado aconselhamento. Segue-se, então, a realização da ultrassonografia para avaliação do embrião ou feto (dependendo da fase da gestação), onde será analisado: biometria, quantidade de líquido amniótico, localização placentária, pesquisa de anomalias fetais e dopplerfluxometria. Após esta análise, o especialista explica para a gestante e familiares o diagnostico ultrassonográfico/clínico, solicita exames laboratoriais necessários, esclarece a possibilidade de tratamentos ainda dentro do útero, se existir. Outro ponto importante desta consulta reside no fato de podermos ajudar os pais, reduzindo a tensão e angústia, gerados pelas incertezas em relação á saúde do filho.

Em nossa clínica, o principal motivo para realização da consulta em Medicina Fetal é ultrassom realizado em outro serviço com suspeita de mal formações fetais.

Em casos selecionados pode ser necessário a realização de procedimentos invasivos como a Amniocentese Genética (retirada de líquido amniótico para estudo genético)Amniodrenagem (retirada de líquido para alívio materno em casos de polidrâmnio) e Amnioinfusão (infusão de líquido amniótico dentro do útero para melhor avaliação da morfologia fetal nos casos de oligohidrâmnio – pouco ou ausência de líquido na cavidade amniótica).

Orientação à pacientes/Dicas para a sua consulta:

Se programe para a consulta e tenha sempre algum tempo de folga

Não agende outro compromisso importante após a consulta

Tenha sempre anotado todas as suas queixas, tratamentos realizados com nomes dos medicamentos,

Saiba sempre a data da última menstruação

Traga exames anteriores para que possamos fazer uma avaliação completa

Procedimentos invasivos em medicina fetal

Em algumas ocasiões será necessário obter material da placenta, do líquido amniótico ou sangue fetal para estudo genéticoAtualmente, realizamos amniocente, amniodrenagem e amnioinfusão na clinica. Demais exames são realizados em ambiente hospitalar.

Amniocentese

A amniocentese é a retirada de uma pequena amostra do líquido que envolve o feto (líquido amniótico). Este líquido contém células fetais e portanto estas células tem os mesmos cromossomos do feto.

Para a realização do exame é feito anestesia no local. Uma agulha fina é introduzida no abdome materno e uma pequena amostra de líquido é coletada. O exame é guiado pelo ultrassom sendo a agulha cuidadosamente observada.

O líquido amniótico é urina fetal e é rapidamente reacumulado poucas horas depois do procedimento.

Este procedimento é rápido (geralmente leva menos de um minuto) e depois disto o batimento do coração fetal é reavaliado.

Nos primeiros dias após o procedimento é normal a paciente apresentar desconforto abdominal, dor de leve intensidade e pequeno sangramento. Estes sinais e sintomas são relativamente comuns e na maioria dos casos a gravidez continua sem qualquer problema. Caso você apresente estes sintomas pode utilizar o Paracetamol para alivio da dor.

Se você apresentar dor forte ou sangramento vaginal forte, perda de líquido ou se tiver febre entre em contato médico.

O resultado do exame estará disponibilizado 2 a 3 semanas após o procedimento. Assim que recebermos o exame entraremos em contato com você.

O risco de perda da amniocentese é cerca de 1% e é o mesmo risco da Biópsia de Vilosidades Coriônicas. Se a perda gestacional for decorrente do procedimento isto ocorrerá em até 5 dias após o procedimento.

Alguns estudos mostram que a amniocentese realizada antes da 16ª semana de gestação leva a um pequeno risco de o feto ter pé torto. Para evitar este risco nós nunca realizamos o procedimento antes deste período.

Indicações:

Realização de cariótipo fetal (estudo cromossômico): resultado de 10 a 20 dias;

Definição de paternidade (análise do DNA);

Diagnóstico de doenças decorrentes de alterações moleculares (análise do DNA);

Definição do sexo fetal cromossômico (doenças hereditárias ligadas ao X);

Diagnóstico de doenças metabólicas hereditárias (estudo enzimático);

Diagnóstico de infecções congênitas (especialmente toxoplasmose, para a qual a terapêutica fetal adequada, e não somente a materna modificará o prognóstico do concepto);

Diagnóstico de mucoviscidose;

Provas de maturidade fetal.

Amniodrenagem

Trata-se de exame utilizado para redução da quantidade de líquido amniótico, em que é realizada uma punção com agulha fina através do abdômen materno guiada por ultra-som até a bolsa amniótica, retirando-se o excesso de líquido.

É realizada em situações específicas, em que o excesso de líquido amniótico possa comprometer o bem estar materno e/ou fetal. 

Indicações:

Polidramnia associada a desconforto materno (para fins de diagnóstico e terapêutico);

Síndrome transfusor-transfundido (gestação gemelar).

Amnioinfusão

Tem como objetivo a infusão de líquido na cavidade amniótica através de punção do abdômen materno guiado por ultra-som, tendo duas modalidades:

Diagnóstica: para melhorar a visualização da anatomia fetal, prejudicada pela ausência de líquido.

Terapêutica: quando ocorre a ruptura da bolsa amniótica em idade gestacional inferior a 26 semanas, o desenvolvimento pulmonar fetal pode ser prejudicado pela falta do líquido amniótico.