GESTAÇÃO SEMANA A SEMANA

1ª e 2ª semanas de gestação

No ultrassom não existe imagem do seu futuro bebê nas primeiras duas semanas. Embora essas duas semanas entrem no cálculo gestacional, você ainda não está realmente grávida. Confuso? Isso ocorre porque a data provável de parto é calculada utilizando o primeiro dia do seu último período menstrual. Obviamente você não estava grávida nessa época, mas é a melhor referência médica para estimar a data provável de parto (até que você faça um ultrassom, essa será a informação que o seu médico precisa).

A 2ª semana é potencialmente de mudança de vida! Você ovulará e, se o óvulo encontrar o esperma, e a gravidez estará a caminho!

 

Ultrassom na 3ª semana de gestação

Tamanho fetal: ainda não possível mensurar.

Marcos do desenvolvimento fetal: fertilização.

 

O que possível ver: Esta semana é quando sua gravidez realmente começa. Em algum momento, o espermatozoide se une ao óvulo que sai do ovário através da trompa de Falópio e depois para o útero. A fertilização ocorre dentro da trompa de Falópio. Uma vez juntos, as células começam a se dividir rapidamente para que, na próxima semana, o ultrassonografista possa capturar os primórdios do bebê durante um exame de ultrassom. Seu bebê é uma pequena bola – chamada blastocisto – composta de várias centenas de células que estão se multiplicando rapidamente.

Saiba mais: Embora ainda você ainda não tenha qualquer sintoma, a fecundação ocorreu e a replicação celular está ocorrendo de forma exponencial, até que alguma imagem ultrassonográfica possa ser vista na 4ª semana. As células começarão a se especializar, formando o saco gestacional, placenta, a cavidade amniótica (que se encherá de líquido para amortecer seu bebê em desenvolvimento) e outras formarão toda estrutura do bebê, desde cílios delicados até músculos e pele, mas isso ainda vai demorar! As fotos acima representam a multiplicação das células num ritmo exponencial até a formação de um pequeno girino.

Ultrassom na 4ª semana de gestação

Tamanho fetal: ainda não possível mensurar.

Marcos do desenvolvimento fetal: teste de gravidez positivo.

O que você está vendo: A imagem da esquerda representa o embrião na 4ª semana. Ele é ainda muito pequeno para ser visto ao ultrassom. Nesse exame (foto da direita), nota-se apenas pequeno círculo preto no fundo do útero, visto ao ultrassom, que pode não parecer muito, mas esse pequeno saco é uma espécie de casulo de bebê chamado saco gestacional.

Saiba mais: Seu bebê é um embrião composto de duas camadas que continuará a se multiplicar, formar a placenta e posteriormente todos os órgãos começarão a se desenvolver nas próximas seis semanas. Este é o momento em que seu bebê estará mais vulnerável a qualquer coisa que possa interferir no desenvolvimento, portanto, evite álcool, fumo, drogas e produtos químicos inseguros.

Cuidado com o superaquecimento: altas temperaturas, especialmente no início da gravidez, têm sido associadas ao aumento do risco de defeitos do tubo neural. É por isso que saunas, banhos de vapor e imersão do corpo em banheiras de hidromassagem não são recomendados durante a gravidez.

Ultrassom na 5ª semana de gestação

Tamanho fetal: 1,0 mm (aproximadamente o tamanho da ponta da caneta)

Marcos do Desenvolvimento Fetal: As células que formarão o coração e o sistema nervoso central estão se desenvolvendo.

O que você está vendo: A foto superior esquerda mostra como é o embrião nessa semana. A área escura na parte inferior da imagem é o líquido que preenche o saco gestacional. Esse fluido será substituído por um saco contendo o líquido amniótico em que seu bebê viverá nos próximos meses. O círculo branco dentro do fluido é chamado de vesícula vitelínica. Antes que a placenta esteja totalmente formada, a vesícula vitelínica desempenha um papel no fornecimento de todos os nutrientes que seu bebê precisa para crescer. Se você fizer um ultrassom no início da 5ª semana é somente isso que irá ver, mas se aguardar alguns dias pode ser visto, adjacente à vesícula vitelínica, um pequeno ponto branco mostra o embrião ainda muito pequeno (foto inferior e à direita). O ultrassonografista mede o comprimento do embrião (comprimento cabeça-nádega ou CCN) para verificar se a data da última menstruação está correta, ou para avaliar o desenvolvimento da gestação. A foto superior à direita é uma imagem de ultrassom 3D na 5ª semana.

Saiba mais: Nas profundezas de seu útero, seu pequeno embrião está crescendo a um ritmo furioso e se parece mais com um girino do que com um humano. Ele é agora é composto de três camadas – o ectoderma, o mesoderma e o endoderma – que mais tarde formarão todos os órgãos e tecidos. A primeira camada dará origem ao cérebro, a medula espinhal e os nervos, bem como pele, cabelos, unhas, glândulas mamárias e sudoríparas e esmalte dos dentes. A camada intermediária (mesoderma) dará origem ao coração, músculos, a cartilagem, os ossos e o tecido subcutâneo (abaixo da pele). O endoderma dará origem aos pulmões, os intestinos e o sistema urinário inicial, bem como a tireoide, o fígado e o pâncreas. Enquanto isso, a placenta primitiva e o cordão umbilical, que fornecem nutrição e oxigênio ao seu bebê, já estão funcionando.

 

Ultrassom na 6ª semana de gestação

Tamanho fetal: 1 a 2 mm

Marcos do desenvolvimento fetal: O seu bebê está crescendo e passa a ser melhor identificado no exame de ultrassom transvaginal.  Cabeça, pernas e cordão umbilical estão se formando. O sangue está bombeando através do coração.

O que você está vendo: A imagem superior mostra o embrião nessa fase. Note que agora ele é maior que a vesícula vitelínica, essa bola ao lado do embrião, que também pode ser vista na imagem de ultrassom 3D, abaixo. Na imagem da direita, o registro dos batimentos cardíacos, motivo de grande alegria, afinal é a primeira vez que estamos escutando os batimentos!

Saiba mais: Existem manchas escuras onde os olhos e as narinas do seu bebê estão começando a se formar. As orelhas emergentes são marcadas por pequenas depressões nas laterais da cabeça. Dentro de sua boca minúscula, a língua e as cordas vocais estão começando a se desenvolver. Os braços e as pernas do seu bebê começam como pequenas pás que se alongam e se transformam em membros. A espinha dorsal se estende em uma pequena cauda que desaparecerá dentro de algumas semanas.

Ultrassom na 7ª semana de gestação

Tamanho fetal: 6,3 a 8,5 mm de comprimento de comprimento cabeça-nádega, ou aproximadamente o comprimento da unha do dedo mindinho.·.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: O assume a forma de C, a cabeça crescendo e estruturas que formarão o cérebro podem ser identificadas. Os esboços dos membros também já são vistos. As narinas e as lentes dos olhos se desenvolvem, mas ainda não conseguimos ver no exame de ultrassom!

O que você está vendo: Durante esta semana do é possível ver o embrião com esboço dos membros e a vesícula vitelínica como pode ser verificado na foto do embrião à esquerda, onde pode ser visto o coração bem evidente e o embrião em forma de C. À direita ultrassom em 3D correspondente. A bolha ao redor do embrião é a cavidade amniótica, preenchida por fluido amniótico. Essa bolha crescerá cada vez mais e preencherá o espaço onde é possível ver a vesícula vitelínica (próxima ao cordão umbilical). Observe que o embrião está crescendo .

Saiba mais: Seu bebê é ainda um embrião com uma pequena cauda – está formando mãos e pés. Seu útero dobrou de tamanho. As principais partes do olho que permitem que seu bebê veja – a córnea, a íris, a pupila, o cristalino e a retina – começam a se desenvolver nesta semana e estão quase totalmente formadas apenas algumas semanas depois. O estômago e o esôfago do bebê começam a se formar. O esôfago é o tubo que move a comida da boca do bebê para o estômago. O fígado e o pâncreas do seu bebê também estão começando a se desenvolver esta semana. O tubo neural que se torna a coluna vertebral e o cérebro do seu bebê se formou e fechou em ambas as extremidades, com o cérebro do seu bebê no topo. Agora é composto de três áreas (prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo). Surpreendentemente, o cérebro do seu bebê ganha 250.000 células por minuto, em média, ao longo da gravidez.

Ultrassom na 8ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento 15 mm de comprimento cabeça-nádega e 1,13 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: as mãos e os pés do bebê estão se desenvolvendo. Os dedos estão começando a se formar, mas ainda estão fundidos. Cotovelos e orelhas tomando forma. O corpo, os braços e as pernas do bebê estão ficando mais longos. Movimentos pequenos e bruscos (vistos na ultrassonografia).

O que você está vendo: Você pode ver que o bebê está se desenvolvendo em uma bolha dentro do saco gestacional. A bolha ao redor do embrião é a cavidade amniótica cheia de líquido amniótico. Este ambiente líquido dá ao seu bebê espaço para crescer e se desenvolver e se mover. O líquido amniótico também protege seu bebê de qualquer pressão externa no abdômen. A área preta dentro da cabeça faz parte do tubo neural em desenvolvimento. Os brotos dos membros já estão mais evidentes e o cordão umbilical relativamente espesso conectada à vesícula vitelínica.

Saiba mais:  Seu bebê está se movendo! Esses primeiros movimentos são mais como espasmos e alongamentos espontâneos. Eles começam em cerca de 7 a 8 semanas e já são visíveis ao ultrassom. Você não sentirá seu bebê se mexer até algum momento entre 16 e 22 semanas. Até então, os movimentos do seu bebê não são fortes o suficiente para você perceber. O sistema respiratório do seu bebê está se formando. Os tubos de respiração se estendem da garganta do bebê até os ramos de seus pulmões em desenvolvimento. Uma rede de nervos está se espalhando pelo corpo do bebê, fazendo conexões não apenas entre si, mas também com músculos e outros tecidos, bem como órgãos como olhos e ouvidos.

Ultrassom na 9ª semana de gestação

Tamanho fetal: comprimento 28 mm de comprimento cabeça-nádega; peso, 2 a 4 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: características faciais como pálpebras e orelhas continuam a se desenvolver.

O que você está vendo: O embrião aparece na imagem do lado esquerda e no centro o foco está no cordão umbilical, que também pode ser visto na imagem de ultrassom em 3D. Nessa o bebê está de costas e também podemos ver a vesícula vitelínica próximo ao bumbum.

Nessa fase seu bebê está começando a parecer mais humano. A testa do bebê é grande e o queixo é subdesenvolvido. Os dedos dos pés do bebê são fundidos.

Ultrassom na 10ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento 31 a 42 mm de comprimento cabeça-nádega; peso 20 gramas.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: As pálpebras estão se desenvolvendo e as orelhas do bebê estão totalmente formadas (mas ainda não estão em posição). O pescoço está se formando. Os dedos das mãos e dos pés estão se tornando mais definidos. Formas rudimentares de todos os órgãos estão presentes, e a cartilagem está começando a ossificar e se transformar em osso. No final desta semana, seu embrião se torna um feto.

O que você está vendo: você notará nesta imagem que seu futuro bebê está cada vez mais parecido com um recém-nascido. Seus braços e pernas são visíveis, e um perfil reconhecível pode ser visto. A imagem 3D do seu bebê em desenvolvimento mostra como ele parece real nessa idade. Observe que o bebê está dobrado em forma de C, com a cabeça em direção ao estômago e os braços e pernas projetando-se para fora. Seu bebê terminou a parte mais crítica do desenvolvimento! Órgãos e estruturas estão no lugar e prontos para crescer.

Saiba mais: As principais partes do olho que permitem a visão do bebê – córnea, íris, pupila, cristalino e retina – estão totalmente formadas. As pálpebras cobrem os olhos do seu bebê, e eles ficarão fechados até que você esteja grávida de 27 semanas. Os dentes do seu bebê estão começando a endurecer e se conectar ao osso da mandíbula. Alguns bebês nascem com um ou dois dentes, mas a maioria não brota o primeiro dente até os 6 a 10 meses de idade. A testa do seu bebê se projeta temporariamente com o cérebro em desenvolvimento e fica muito alta na cabeça, que mede metade do comprimento do corpo. As sinapses na medula espinhal do bebê permitem que ele mova seus membros e dedos.

Ultrassom na 11ª semana de gestação

Tamanho fetal: 4,4 a 6,0 cm de comprimento cabeça-nádega; peso – 40 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: queixo e pescoço estão se desenvolvendo. As características faciais estão se tornando mais definidas. As orelhas do bebê ficam mais altas na cabeça. Os dedos das mãos e dos pés agora são visíveis em um ultrassom. A genitália do bebê está se formando, mas não é visível pelo ultrassom.

O que você está vendo: O bebê está cada vez maior e você pode ver que seu pescoço está crescendo, separando sua grande cabeça do resto do corpo. Sua cabeça ainda representa mais de 50% do tamanho de seu corpo, o que é normal. Na imagem 3D, observe a orelha. Músculos e ossos estão se formando nos braços e pernas do bebê. O cordão umbilical pode ser visto como uma protuberância no abdome. Um olhar mais atento também revela pequenos dedos das mãos e dos pés. Se a imagem fosse ao vivo, você seria capaz de ver os movimentos bruscos do bebê em desenvolvimento.

Saiba mais: Os pequenos dedos das mãos e dos pés do seu bebé perderam a sua membrana e estão distintos – e mais compridos e pequenos brotos de dentes estão aparecendo sob as gengivas. Ao chegar ao final do primeiro trimestre, todos os órgãos vitais do seu bebê estão no lugar e muitos já começaram a funcionar. O fígado está produzindo glóbulos vermelhos, os rins estão produzindo urina e o pâncreas começa a produzir insulina. As quatro câmaras do coração do seu bebê estão totalmente formadas e o coração do seu bebê está batendo. Até o final desta semana, os órgãos genitais do seu bebê começarão a se desenvolver. Os órgãos sexuais externos – o pênis e o escroto nos meninos, o clitóris e os lábios nas meninas – não começam a diferir um do outro até cerca de 11 semanas. E mesmo assim, leva várias semanas para poder ver facilmente a diferença entre meninos e meninas em um ultrassom.

Ultrassom na 12ª semana de gestação

Tamanho fetal: 5,4 cm a 6,0 cm de comprimento cabeça-nádega; peso- 54 a 66 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: As unhas das mãos e dos pés estão começando a se formar. A genitália continua a se desenvolver também, embora não seja visível no ultrassom. Os rins estão começando a funcionar. E o bebê pode estar chupando o dedo!

O que você está vendo: O seu bebê cada vez mais parecido com o que você esperaria ver em um recém-nascido. O bebê em desenvolvimento tem uma mão na frente do rosto como se estivesse protegendo os olhos. De costas podemos ver melhor a coluna, que lindo!

Saiba mais: Seu bebê tem unhas pequenas crescendo em seus dedos das mãos e dos pés. O estômago e o esôfago começaram a se formar por volta das 7 semanas de gravidez, e os intestinos do bebê cresceram tão rápido que se projetaram no cordão umbilical. Em breve, a parede abdominal se fechará e seus intestinos entrarão no abdômen.

Ultrassom na 13ª semana de gestação

Tamanho Fetal: quase 7,8 cm de comprimento cabeça-nádega; peso: 70 A 80 gramas·.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: Rim e trato urinário estão funcionando. As impressões digitais do bebê se formaram e ela continua a chupar o polegar. Os brotos dentários estão agora em desenvolvimento.

O que você está vendo: nesta foto é possível ver a face do bebê e a mão. Veja a semelhança com a figura ao lado. Os dedos da mão já estão bem individualizados.

Saiba mais: Seu bebê começou a engolir líquido amniótico e excretar urina, reciclando todo o volume de líquido em poucas horas. À medida que seu bebê engole o líquido amniótico, ele também produz mecônio. Essa substância preta e pegajosa se acumula nos intestinos e se torna o primeiro cocô do recém-nascido. Os ossos estão começando a endurecer no esqueleto do seu bebê, especialmente os ossos mais longos e o crânio. Os dentes e os ossos do seu bebê estão se tornando mais densos.

 

Ultrassom na 14ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 14 a 15 cm; Peso: 110 a 130 gramas.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: A genitália masculina ou feminina está agora formada. O fígado e o baço do bebê estão produzindo glóbulos vermelhos. Além disso, seus membros superiores são proporcionais ao resto do corpo. Os membros inferiores são ligeiramente mais curtos.

O que você está vendo: Do lado esquerdo uma foto de um bebê do sexo masculino. Nesta imagem, é quase como se o bebê estivesse sentado, com as pernas afastadas, para que seu sexo ficasse claramente visível. Mas aqui, você pode ver o pênis do bebê no centro da foto.

A imagem da direita mostra uma menina! Determinar o sexo do seu bebê nem sempre é fácil. Nesta imagem, olhando entre as pernas do bebê, o ultrassonografista consegue identificar os lábios. O bebê nem sempre coopera durante um exame de ultrassom, mas aqui não tem mistério.

Ultrassom na 15ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 14 a 15 cm; Peso: 110 a 130 gramas.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: O sistema esquelético do bebê continua a se desenvolver. Padrões de cabelo característicos no couro cabeludo estão tomando forma.

O que você está vendo: nesta imagem 3D, o bebê está de costas, mostrando a coluna e as costelas. Os ossos que estão se formando e endurecendo, ficando cada vez mais claro na imagem.

Ultrassom na 16ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 16,0 a 17,0 cm; Peso: 150 a 170 gramas.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: Os membros inferiores do bebê agora estão bem desenvolvidos. As unhas dos pés estão se formando e os olhos e ouvidos do seu bebê continuam a se mover para o lugar certo. Os músculos faciais estão começando a funcionar.

O que você está vendo: nesta visão aproximada do perfil do bebê, você pode ver como suas características faciais estão se tornando mais definidas. Observe que o bebê coloca a mão na orelha!

Ultrassom na 17ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 17 a 19 cm; Peso: 170 a 200 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: Os ossos fetais estão se tornando mais visíveis no ultrassom. Você pode sentir algum movimento fetal, principalmente se já esteve grávida antes.

O que você está vendo: este close mostra a pequena mão direita do bebê. Por enquanto os movimentos não são coordenados, mas quando ela nascer, ela terá amadurecido ao ponto de seus dedos terão alguma destreza – ela poderá até mesmo segurar seu dedo com a mão!

Ultrassom na 18ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 20 a 22 cm; Peso: 200 a 250 gramas.

Tamanho fetal: Comprimento, 5 a 5 1/2 polegadas, coroa a garupa; peso, 5 1/4 onças

Marcos do desenvolvimento fetal: As características faciais estão agora em sua posição correta, orelhas estão se tornando mais bem torneadas, os olhos estão desenvolvidos o suficiente para detectar a luz e os ossos do bebê continuam a endurecer. Os ossos e as terminações nervosas associadas à audição estão se desenvolvendo. Se você vai ter uma menina, seus ovários estão desenvolvidos.

O que você está vendo: esta imagem mostra uma visão de quase todo bebê. Daqui em diante vai ficando cada vez mais difícil ver todo ele na mesma imagem. Observe o cordão umbilical enrolado na perna direita (que fofo!).

 

Ultrassom na 19ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 23 cm; Peso: 260 a 300 gramas.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: Braços e pernas estão agora bem desenvolvidos e em proporção. A genitália masculina continua a se formar.

O que você está vendo: As pernas do seu bebê podem ser vistos nessa imagem e graças ao desenvolvimento dos músculos, você já pode sentir os movimentos do seu bebê ou dentro de uma ou duas semanas.  Na foto da direita observe os dedos da mão esquerda.

 

Ultrassom na 20ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 24 cm; Peso: 300 a 370 gramas.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: Cabelo e unhas continuam a crescer. Nas meninas, o útero já está formado e o canal vaginal também está se formando. Você pode sentir os movimentos fetais desde agora!

O que você está vendo: Aqui, nesta imagem 3D, o bebê está de boca aberta e também podemos ver o tórax e o ombro direito. Ele pode parecer magrinho, mas o desenvolvimento ela está no caminho certo.

Na metade da gravidez (20 a 24 semanas), seu médico pode solicitar um ultrassom morfológico para avaliar o tamanho e a anatomia detalhada do bebê. Um ultrassom padrão completo do segundo trimestre inclui imagens do tórax, abdômen e cérebro do seu bebê. O ultrassonografista também fará medições para avaliar o crescimento do seu bebê.

 

Ultrassom na 21ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 25 cm; Peso: 380 a 450 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: o bebê está engolindo líquido amniótico. A medula óssea está começando a produzir glóbulos vermelhos. O bebê se mexe e se mexe com mais frequência.

da direita, note que o bebê espalma a mão aberta sobre os olhos e testa.

Ultrassom na 22ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 26 cm; Peso: 450 a 530 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: O cabelo do bebê pode estar crescendo e as sobrancelhas estão começando a se formar. Seu paladar e olfato também estão se desenvolvendo.

O que você está vendo: Aqui, na 1ª imagem da esquerda, o bebê aparece de perfil e é possível ver a altura da orelha em relação aos olhos (importante marco de bom posicionamento das mesmas). Veja também que o cordão está na frente do tórax e no lado esquerdo do pescoço. Nas outras duas, vejam a face, que lindas e bem definidas!

Ultrassom na 23ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 28 cm; Peso: 550 a 630 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: O bebê está adicionando tecido adiposo e ganhando peso. Movimentos oculares rápidos (REM) estão começando agora.

O que você está vendo: Nessa imagem em 3D um close da face fetal e a mão no queixo… Os olhos ainda continuam fechados. Ele está prestes a experimentar um ganho de peso dramático nas próximas semanas. Por enquanto, ele ainda está relativamente magro.

Ultrassom na 24ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 29 cm; Peso: 600 a 730 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: O bebê é capaz de reagir ao ruído com uma resposta de sobressalto. Seus pulmões estão se desenvolvendo.

O que você está vendo: A imagem à esquerda mostra uma visão ampliada das quatro câmaras do coração do bebê (átrios e ventrículos). As paredes dos ventrículos são mais musculosas que os átrios, porque têm que bombear sangue para os pulmões do bebê e para o resto do corpo. Na imagem à direita, no doppler, podemos identificar a aorta fetal.

Ultrassom na 25ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 30 cm; Peso: 700 a 850 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: A audição do bebê se desenvolveu o suficiente para ouvir a voz da mãe. O cabelo continua a crescer na cabeça. Esse é um bom momento para se estudar o coração fetal.

O que você está vendo: Nessa imagem podemos ver o cordão umbilical com os três vasos. É através deles que o feto se alimenta durante a gravidez.

Ultrassom na 26ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 31 a 32 cm; Peso: 800 a 950 gramas.

Marcos do desenvolvimento fetal: os cílios do bebê estão se formando e o cabelo do couro cabeludo continua a crescer.

O que você está vendo: esta imagem em close do coração fetal com a visualização da aorta fetal.

Ultrassom na 27ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 34 cm; Peso: 1000 gramas (1 kg).

Marcos do Desenvolvimento Fetal: Os pulmões continuam a se desenvolver e o fígado está amadurecendo. O sistema imunológico do bebê está se fortalecendo.

O que você está vendo: Agora que o bebê está crescendo rapidamente, é mais difícil obter uma imagem completa de todo o bebê (ele simplesmente não cabe mais na foto!). Você pode observar que os olhos estão fechados e na foto da direita, ele abriu a boca  como se estivesse espreguiçando…. Mesmo que ela tenha mais do que triplicado seu peso desde o início deste trimestre, ainda há muito o que crescer. Esta semana marca o final do segundo trimestre – apenas mais um trimestre para ir!

Ultrassom na 28ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 35 cm; Peso: 1,1 a 1,3 Kg.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: Seu bebê agora adicionou tecido cerebral e o cabelo do couro cabeludo continua a crescer e ele movimenta cada vez mais. Seus olhos estão se abrindo e ela está ganhando peso.

O que você está vendo: O feto coloca o pé e a mão próximos ao rosto. Ele está se escondendo…

Ultrassom na 29ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 37 cm; Peso: 1,3 a 1,5 kg.

Marcos do desenvolvimento fetal: Os músculos do seu filho estão amadurecendo. Ela vai continuar a ganhar peso nas próximas semanas. Esta semana, os ossos do seu bebê estão endurecendo e seus músculos se fortalecendo. Na verdade, você deve ter notado pelos chutes e socos que ela está ficando mais forte a cada semana.

O que você está vendo: A face está cada vez mais parecida com o aspecto em que vai nascer. Embora você não possa ver nesta imagem, seu bebê provavelmente está praticando seus movimentos respiratórios esta semana, embora seus pulmões ainda precisem de mais tempo para amadurecer.

Ultrassom na 30ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 38 cm; Peso: 1,4 a 1,7 Kg..

Marcos do desenvolvimento fetal: Os olhos do bebê estão se abrindo e ela está ganhando peso.

O que você está vendo: esta imagem mostra como as características do seu bebê se desenvolveram. Com seus lábios carnudos e nariz bem formado, ela se parece muito com o nascimento. Observe a mão do bebê e pé na frente de seus olhos e testa.

Ultrassom na 31ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 39 a 40 cm; Peso: 1,6 a 1,8 Kg.

Tamanho fetal: Comprimento, 11 3/4 polegadas, coroa a garupa; comprimento total quase 18 polegadas. Peso, 3 1/2 libras

Marcos do desenvolvimento fetal: O bebê continua a se desenvolver à medida que ganha peso.

O que você está vendo: esta imagem fornece uma visão em 3 D das costelas e da coluna fetal. Os ossos aparecem brilhantes.

Ultrassom na 32ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 41 a 42 cm; Peso: 1,8 a 2,0 kg..

Marcos do desenvolvimento fetal: as unhas dos pés do bebê estão agora formadas, ele está praticando sua respiração e continua a ganhar peso e crescer.

O que você está vendo: Não há muito a relatar sobre os marcos de desenvolvimento do seu bebê esta semana. Grande parte de seu crescimento está estritamente adicionando peso através de camadas de gordura que isolarão seus órgãos em amadurecimento. Ele precisará de bastante tecido adiposo para mantê-lo aquecido quando sair de sua casa em seu útero e entrar no mundo, onde a temperatura ambiente não é tão controlada. Embora você não possa ver nesta imagem, seu bebê provavelmente está tentando respirar esta semana, embora seus pulmões ainda precisem de mais tempo para amadurecer. Na foto o bebê parece estar dormindo. Saiba que ele intercala período de sono ao longo do dia. Na foto da direita, o bebê mostra bem seus lábios e nariz. Os olhos ainda continuam fechados.

Ultrassom na 33ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 43 cm; Peso: 2,0 a 2,3 kg.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: Seu bebê está ficando mais gordo a cada dia.

O que você está vendo: o cérebro do seu bebê continua a crescer e se desenvolver. Nesta imagem, podemos ver a orelha bem formada e o cabelo que aparece na imagem como pequenas ondulações.

 

Ultrassom na 34ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 44 cm; Peso: 2,1 a 2,5 kg.

Marcos do desenvolvimento fetal: Os pulmões do bebê continuam a amadurecer e ela continua a ganhar peso.

O que você está vendo: nesta imagem de perfil, a boca do bebê está aberta. Ela pode estar bebendo líquido amniótico ou levando-o para os pulmões, o que ajuda no desenvolvimento de seu sistema respiratório.

Ultrassom na 35ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 45 cm; Peso: 2,3 a 2,7 kg..

Marcos do Desenvolvimento Fetal: Os rins do bebê estão totalmente desenvolvidos e seu fígado está funcionando. Ele continua a adicionar peso.

O que você está vendo: esta foto em close da face fetal. Ele agora se parece com o recém-nascido que você dará as boas-vindas ao mundo em algumas semanas (só faltam mais cinco!). Seu bebê também está amadurecendo por dentro. Ele continua a praticar seus movimentos respiratórios, que movem o líquido amniótico para dentro e para fora de seus pulmões para ajudar no desenvolvimento.

Ultrassom na 36ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento 46 – cm; Peso: 2,5 a 2,9 kg.

Marcos do desenvolvimento fetal: Não há muito a relatar esta semana! O bebê continua a ganhar peso.

O que você está vendo: esta imagem mostra as medidas da cabeça e abdome fetal, importante para estimar o peso fetal ao ultrassom.

Ultrassom na 37ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 47 cm; Peso: 2,6 a 3,1 kg.

Marcos do Desenvolvimento Fetal: Seu bebê está oficialmente a termo!

O que você está vendo: O ultrassonografista mediu o líquido amniótico em cada uma das quatro áreas do seu útero. Como você pode ver, seu bebê está ficando gordinho!

Ultrassom na 38ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 48 a 49 cm; Peso: 2,7 a 3,2 kg.

Marcos do desenvolvimento fetal: Todos os principais sistemas do corpo do bebê estão funcionando e ela continua praticando a respiração no útero. Seus movimentos diminuirão à medida que ela ficar sem espaço.

O que você está vendo: Durante as últimas semanas de gestação, seu bebê tem cada vez menos espaço para se movimentar. Mesmo com a diminuição do espaço nessa  fase, esse bebê deixou ver o seu rostinho. Veja as bochechas.. que lindo. Ele está ficando cada vez mais forte e gordinho. Algumas semanas (e quilos) atrás, ela pode estar chutando e balançando constantemente; agora ela simplesmente não tem espaço suficiente. Se você ou seu médico tiver alguma preocupação com o desenvolvimento do seu bebê, especialmente se o movimento dele se tornar muito infrequente, você pode fazer um ultrassom para checá-lo.

 

Ultrassom na 39ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 49 a 50 cm; Peso: 2,8 a 3,4 Kg.

Marcos do desenvolvimento fetal: o dia do parto está chegando!

O que você está vendo: Você está vendo os batimentos cardíacos fetais e o estudo de fluxo de sangue na cabeça (artéria cerebral média) e no cordão umbilical, num estudo que se chama DOPPLER.

Ultrassom na 40ª semana de gestação

Tamanho fetal: Comprimento – 48 a 52 cm; Peso: 2,8 a 3,6 kg.

Marcos do desenvolvimento fetal: O parto está próximo!

O que você está vendo: Já chegou a hora e ele ainda não nasceu… tem pouco espaço e a carinha está apertada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *